Palmeiras e Mano Menezes: Depois da tempestade, o encanto


Resultado de imagem para pós tempestadeA frase ou ditado popular "Depois da tormenta, a bonança" possui várias adaptações, já foi usada como enredo de escola de samba e é lembrada sempre em momentos de dificuldade. Essa citação foi feita até por Neymar após o escândalo da acusação de estupro e a lesão que o tirou da Copa América.

O Palmeiras pode-se dizer que passa por uma situação capaz de se encaixar na referida frase. O período pós Copa América pode ser analisado como a pior tempestade que a esquadra parmerista passou desde 2017 quando foi eliminado em menos de duas semanas da Copa do Brasil e da Libertadores, além de estar longe da liderança do Brasileiro. Esse ano, como se não bastasse a eliminação na Copa do Brasil, depois de uma atuação tenebrosa ante o Inter no Beira Rio, passamos por um apagão sem precedentes diante do Grêmio no Porcoembu. A tempestade pairava sobre nossas cabeças como uma nuvem negra que segue insistentemente seu alvo, retirando qualquer possibilidade de luz para o pobre indivíduo.

Não bastasse as eliminações inexplicáveis nas competições de mata-mata, a gordura criada na bonança pré Copa América escapava entre os dedos (mas como já havia dito, não havia nada ganho), eram jogos e mais jogos longe da vitoria. Mesmo em partidas ganhas contra Bahia e Grêmio, forças do além (ou do VAR) garantiam a permanência da tempestade sobre nossas cabeças.

A sequência maldita custou a cabeça de nosso comandante, o qual não conseguia guiar o barco pela tormenta e o naufrágio total era iminente. Convocaram o novo comandante, formado na mesma escola de navegação do seu antecessor, o medo da tripulação,a qual é muito maior do que 11 marinheiros, de que as mesmas técnicas fossem empregadas e o barco ficasse a deriva da sorte também estavam presentes.

Mas como em um passe de mágica, a tempestade se foi e o dia parece clarear tal qual no pré-Copa América. Os danos da tormenta que durou quase dois meses ainda são vistos mas a possibilidade de retomar o encanto também. Talvez com Mano (ou Fratello se preferir) no comando a esquadra parmerista não alcance o objetivo principal e fique fadada a apenas não naufragar e terminar a jornada com dignidade. Mas após sua chegada a possibilidade do Encanto suprimir os efeitos da tempestade se apresentam cada dia com mais força.

Comentários