Patrick de Paula: nunca é fácil deixar uma cria ir embora

 Patrick de Paula estreou pelo profissional do Palmeiras no início de 2020, junto com outras tantas crias, a geração de ouro da Base Palestrina, encantou rápido e se tornou o símbolo do Campeonato Paulista de 2020, batendo o pênalti derradeiro contra eles.

A história de vida do PK é aquele alento para quem está acostumado a ler histórias bem menos felizes no cotidiano. O garoto que aos 17 anos foi descoberto na Taça das Favelas do Rio de Janeiro, que já estava em uma idade onde as portas do futebol já se fechavam para o seu talento, mas mesmo assim, Patrick venceu, chegou ao Palmeiras e brilhou, brilhou como poucos.

Foto: Cesar Grecco

PK não apenas cobrou o pênalti derradeiro como foi protagonista na Libertadores de 2020, fez gol em oitavas de final, foi titular na Batalha de Avellaneda contra o River Plate na semi-final. Tinha idade de menino mas entrava em campo como gente grande. Na Libertadores 2021 não foi diferente, fez gols contra o São Paulo nas quartas-de-final e quando foi requisitado no segundo tempo da final, fez aquilo que tinha que fazer, mais uma vez foi gigante.

Mas o futebol é dinâmico, dá voltas mais rápidas que a rotação da Terra, e tudo pode mudar. “El fútbol te da y te quita”, diria um autor desconhecido, o futebol que concede as glórias também te concede obrigações além do normal para o resto da população, além de restringir atividades e eventos que são normais para pessoas que acabaram de adentrar aos 20 anos.

Muitas vezes tudo pode ficar mais difícil, no futebol aquilo que se escreve fica registrado, mas é necessário escrever cada vez mais e em maior intensidade. O afeto de anos ao lado dessa camisa nem sempre é o bastante para prosseguir, por vezes, é necessário que nossas crias voem em outra direção e parece que não tem melhor hora pra deixar Patrick de Paula voar.

A venda dele ao Botafogo, é um caso daqueles que será bom para todos, visto que o Palmeiras terá um aporte relevante por um jogador que não vem atuando, assim como o Botafogo receberá um jogador de ótima qualidade que pode elevar o nível do seu elenco. Para Patrick, se conseguir ser a estrela de um time com larga história em reconstrução, a troca de ares terá sido extremamente proveitosa. Nunca é fácil deixar a cria ir embora, ainda mais depois das últimas três temporadas, mas nesse caso, chegou o momento e a oferta ideal.

Comentários

Kio disse…
Vai ser difícil achar uma análise tão realista na mídia corporativa. Você soube escrever com maestria o que essa transação representa tanto oara o Palmeiras quanto, e principalmente, para o Botafogo. Vou tomar a liberdade de compartilhar.
Lohana disse…
Perdeu, playboy! Kkkk Com o titio Textor esse será o primeiro de muitos jogadores a se apaixonarem para sempre por uma estrela que em breve voltará a brilhar. Se eu acredito nisso, não sei, mas sei que seu texto mais uma vez está dando uma aula ao jornalismo esportivo! Parabéns pela análise!